quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

ARQUITETURA INTERNA DE UM PLAYSTATION 2

Nesta materia vamos a estudar as diferentes partes que integram a arquitetura interna de um Play Station 2 em de forma que o leitor possa entender o funcionamento seja de um ps2 tijolão ou de um ps2 Slim.

Se observamos a seguinte figura podemos na realidade disser que um ps2 está dividido  em quatro partes.
1_Emotion Engine
2_Graphics Synthesizer
3_Sound Processor
4_IOP In Out Processor

 EMOTION ENGINE ( EE )
Este chip . è uma CPU que foi desenvolvida pelas industria Sony e Toshiba. Considerado como o mais importante processador de um playstation, sendo o reponsável pela imensa maioria dos cálculos processados. 
O EE podemos afirmar que sua arquitetura interna é uma combinação de um chip CPU com um processador DSP (Digital Signal Processing).
Figura EE- CXD9615GB da Sony
Responsável pelo processo dos dados e por todos os cálculos 3D, geométricos, controle do programa, renderização e vectorização, inteligência artificial entre outros.
Como foi mencionado antes, esta CPU  realmente è uma fusão de CPU + DSP. Para deixar claro, a função do DSP é  processar todos os dados de entrada ( Input Data), logo realiza os cálculos correspondentes basados neste dados e depois gera os dados de saida (Data Output).
Uma vez que os dados são processados este chip se encarrega de gerar "Listas" com umas sequências de comandos de "Renderização" para logo enviar a informação ao chip Graphics Synthesizer, o GS.


Sua frequëncia de clock è de 294.912 MHz e um Barramento de 128 Bits.
Transformações: 66 millões de poligonos por segundo
Operações de Ponto Flutuante: 6.2 bilhões de operações or segundo (32 bits)
Descompressão de imagens: 150 milhões de pixels por segundo.


Um chip Emotion Engine contém 10 unidades FMACs. O que significa FMAC?
 Floating Point Multiply Adder Calculator. Cada FMAC calcula um MACx32Bits Floating Point num cilco só de relógio. Os MACs são usados para uma diversa gamma de cálculos.
Devido a isto é que se consegue processar toda a quantidade de poligonos requeridos.

GRAPHICS INTERFACE UNIT ( GIF)
O GIF se encontra dentro do chip EE. Sua função é escolher as múltiplas listas Display List, das unidades interiores no EE para depois combiná-las para que o Graphics Synthesizer possa construir as imagens. Esta manipulação por parte do GIF, permite que as outras etapas internas do EE, só forneçam as display list através do Bus de 64bits. Com isto podemos afirmar que o chip EE não usa recursos e largura do bus.





GRAPHICS SYNTHESIZER.  ( GS )
O Chip ou Circuito Integrado Graphics Synthesizer, o GS, cumple a função de processar todos os dados que são enviados pelo EE. Este envio é realizado em forma de "Display  List". 
A Display List  é uma sequência de comandos de desenho qua indicam ao chip GS as ordens de espaço e formas, ou seja indicam o que desenhar e em que lugar desenhar.
È por medio da Display list que os  mundos virtuais em 3D são criados , construidos através destes comandos.

Podemos comparar a GS a uma placa aceleradora de video de Pc, na qual seu principal função ou objetivo é "renderizar" as listas de comandos que são enviadas pelo Emotion Engine. (veja o item Definição  Renderizar)


A seguir alguns dados técnicos do Graphics Synthesizer.
 Frequência de clock:147.456 MHZ
VRAM Cache embutida: 4 MB
Largura de banda do Bus DRAM : 48 GB por segundo

Largura do Bus de DRAM: 256 bits

Configuração dos pixéis: RGB Alpha Z buffer (24:8:32)
 Máximo Rácio Polígonos: 75 Milhões de triângulos por segundo



PS: Não nos responsabilizamos por qualquer dano ao seu aparelho, materia apenas para aprendizagem, caso o mesmo queira modificar algo, é de total responsabilidade do usuário...

0 comentários: