quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

COMO SABER MODELO, O DATE CODE E A VERSÃO DE UM CONSOLE PLAYSTATION 2

1 _ MODELO DE UM CONSOLE

A primeira coisa a fazer é localizar a etiqueta que se encontra atrás ou embaixo do aparelho que e chamado de console.





É muito fácil agora localizar o MODEL NO

Observemos que este modelo de ps2 slim tem 5 digitos: SCPH -90001 onde os dois últimos digitos, neste caso 01 nos descreve para que tio de mercado ele foi produzido. O 01 indica que foi fabricado para o mercado americano, EUA.

Vejamos a seguinte tabela de codigos dos últimos dois digitos
SCPH - XXXX

00: Japão
01: EUA
02: Europa (exceto Reino Unido)
03: Austrália
04: Reino Unido
05: Nova Zelândia
06: Ásia (exceto Japão)
10: Canadá
11: México


2 _ IDENTIFICANDO QUANDO FOI FABRICADO NOSSO CONSOLE

Podemos saber quando uma console foi fabricada, podemos saber o ano de fabricação e em que trimestre ele desse mesmo ano foi produzido.
Axiste um código composto por um número e uma letra. O número indica o digito final do ano e a letra o Trimestre

DATE CODE

0 = ano 2000 1 = ano 2001 2 = ano 2002 3 = ano 2003 4 = ano 2004 5 = ano 2005

A = 1º trimestre do ano (janeiro, fevereiro, março)
B = 2º trimestre do ano (abril, maio, junho)
C = 3º trimestre do ano (julho, agosto, setembro)
D = 4º trimestre do ano (outubro, novembro, dezembro)

Observe a seguinte figura:



Aqui vemos que Date Code = 0B, então podemos afirmar que este console foi fabricado no ano 2000 durante o segundo trimestre do ano, abril, maio ou junho.

Como podemos ver, não é difícil saber os dados de fabricação e procedência de um console.

3 _ VERSÕES DE CONSOLES PS2

VERSÃO 0 - (SCPH-10000, SCPH15000, SCPH1800). É a primeira versão do Playstation 2 e foi lançada únicamente no Japão. Tinha pouca capacidade pois suportava alguns ModChips, porém aceitava a instalação de um hd com conexão PMCIA e adapatador ethernet.

VERSÃO 1 - (SCPH-3000x, Serial começa com “U1”, dez parafusos embaixo);
VERSÃO 2 - (SCPH-3000x, Serial começa com “U0”, dez parafusos embaixo);
VERSÃO 3 - (SCPH-3000x, Serial começa com “U2”, dez parafusos embaixo).
Versões do PS2 mais atualizadas. Suportam vários Modchips. A partir da versão 1, o PS2 ganhou um Expasion Bay, para a conexão do Network Adaptor ( Modem e Adaptador de HD)
VERSÃO 4 - (SCPH-3000x, oito parafusos embaixo). Sua versão era mais atualizada e supotava mais modchips que as versões anteriores, (V1 e V3).

VERSÃO 5/6 -(SCPH-3000xR) Aceita os mesmos modchips que as versões anteriores. Impossível saber diferenciar a versão V5 da V6 sem desmontar o console.

VERSÃO 7 - (SCPH-3900x, SCPH3900x/N, SCPH37000);
VERSÃO 8 - (SCPH-39000, SCPH39006 – Somente Asiáticos)
Estes consoles suportam muito mais modchips,sendo considerado como o melhor dos tijolos, pela mecânica interna e seu sistema Ótico.
VERSÃO 9 - (SCPH-5000x, SCPH-50010, SCPH55006 GT, SCPH55007 GT – Data Code 3a, 3b e 3c). Usa 6 parafusos na base ou parte inferior. do console.
VERSÃO 10 - (SCPH-5000x, Data Code CODE 3d, 4a, 4b, 4c, 4d).
Versões atualizadas com a capacidade de aceitar muitos ModChips. Diferenciado das versões anteriores por ter novos aprioramentos, por exemplo:
A _ O MechaCom que é a mecânica e eletrônica do leitor, que carrega o jogo bem mais rápido que suas versões anteriores.
B _ A Ventoinha ou Cooler foi desenhado para ser bem mais silencioso.
C _ O novo console traz em seu hardware um sistema Infra-Vermelho para Controle remoto.
D _ Com suporte a DVD-RW
E _ A conexão I-400 que era um pequeno conetor localizado muito próximo ao conetor USB, que permitia a conexão entre dois ou mais consoles em rede..
V11 - (SCPH-50004). Foi o última série dos consoles Tijolão. Lançada somente na Comunidade Européia . Nesta versão a mainboard realmente era um V10 sendo a única diferença era a nova versão do drive do dvd.

V12 - (SCPH-700xx CB). Nasce o ps2 Slim. Inicialmente foi uma série muito complicada por problemas de superaquecimento e queima dos CIs integrados controladores do leitor, tais como os CI RS2004. Tambem muitos consoles produzidos com problemas na fonte de alimentação.
Os problemas se deram mais notadamente nos modelos Norte-Americanos, com Data Code 4C e 4D (fabricados em 2004, portanto). Mas como a maioria dos consoles comercializados aqui no Brasil eram Americanos, então a lenda se propagou com facildade.

V13 - (SCPH-700xx). Foi a 2da versão do Slm. Nesta versão o problema de superaquecimento foi consertado e tambem foi trocada o modelo de Mechacom leitor. De todas maneiras para esta versão é aconselhado usar os métodos FIX de proteção.
V14 - (SCPH-750xx). Terceira versão do Slim. Versão atualizada onde seu hardare foi modificado. Agora os problemas de superaquecimento foi totalmente superado e já não teve mais que usar Fix de proteção. Tambem usa um novo controlador de DVD e um novo BIOS. (BIOS = Basic In Output System)
V15 - (SCPH-770xx). Os componentes do Hardware foram otimizados.
Nota: As versões V12 ao V15 possuiam os chips (circuitos integrados) GS (Graphic Synthetiser), EE (Emotion Engine) integrados em um só. O IOP (Input-Output Processor) e as memórias DRAM continuam separados. Embora algumas placas possam vir com EE e GS separados:
V16 – (SCPH-790xx). Este console sofreu uma reduzão em peso de 300 gramas devido a otimização dos componentes do seu hardware, mantendo as mesmas dimensões que a versão 15 (V15). Também para otimizar este modelo, foram integrados num único chip o EE + Dram + GS.
V17/V18 - (SCPH-900xx). Esta versão teve como um diferenciador a integração num único Chip EE+GS+Dram+IOP.
Tambem a partir da V18 a BIOS passou a ser 2.30, que tornou o programa Free MC Boot numa versão incompatível.

PlayStation 2 Slim (SCPH-90000). Primeiro foi lançado ao mercado no Japão o 22/11/2007.No ano seguinte em 2008 foi a vez de EUA e da Comunidade Europeia (CE) . A novidade deste novo console foi a incorporação da fonte de poder dentro do aparelho.

Séries SCPH-90000 e a série SCHP-90010 que foram fabricados após março 2008 tem incorporado uma revisão de BIOS encarregado de corregir os inconvemientes dos modelos das versões anteriores.

4 _ SABER A COR DO CONSOLE

As duas últimas letras após a numeração do modelo.
Exemplo SCPH-90001 CB; Indicam a cor do console:


LETRA COR
CB= Charcoal Black (Preto)
CW= Ceramic White (Branco)
SS= Satin Silver (Prata)
CR= Cinnabar Red (Vermelho)

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ALGUNS TIPs SOBRE OS CONSOLES

No Brasil aconselha-se a utilizar consoles produzidos para o continente Americano (01,10,11). Caso o usuário pretenda destravar o console com um modchip, pode também adquirir um modelo do continente Asiático (00,06) que não terá nenhum tipo de problema!

Um Playstation 2 europeu funciona no Brasil?
Os consoles com final 02,03,04,05,06 (SCPH-XXXXX) utilizam o sistema de cores PAL, que é diferente do NTSC. Para utilizá-lo no Brasil, deve-se destravá-lo com um modchip que consiga forçar o sistema de cores para NTSC (DMS3/DMS4, Matrix Infinity, Crystal Chip, O2), permitindo assim que se jogue em cores.
Versão

Apesar dos aprimoramentos, essa série não é considerada tão boa quanto as versões V7/V8, no que se refere aos circuitos controladores do Leitor. Em alguns modelos, tornou-se sistemática a queima do LA (circuito integrado que controla o Leitor e motores). Algumas soluções foram criadas no sentido de evitar a queima do LA, como por exemplo, a diminuição da tensão elétrica operante no LA (técnica conhecida como ROMEO MOD)

Versão inicial do Slim. Essa é a série problemática, que deu origem à lenda de superaquecimento. Houve problemas com o conjunto Controlador de Leitor (um circuito integrado de código RS2004, faz a mesma função do LA dos modelos anteriores) e com o Leitor Óptico (de código SPU-3170). Esses componentes queimavam (literalmente) caso o PS2 fosse usado por mais de três horas, mesmo rodando mídias originais. Na época, consumidores Norte-Americanos moveram processos contra a Sony, que por sua vez não anunciou nenhum Recall referente a esse problema. Algumas soluções foram implementadas, conhecidas como Protetores de Canhão, no sentido de evitar a queima dos componentes. Ainda pra piorar, alguns consoles dessa série vieram com problemas na Fonte de Alimentação (Adaptador AC/DC) que aquecia demais, chegando a derreter, em alguns casos. Para esta falha, a Sony anunciou um Recall ( http://www.us.playstation.com/Adaptor ). Vale ressaltar que não foram todos os Slim dessa série que vieram com problemas.

REFERÊNCIAS:

1 _ http://pt.wikipedia.org/wiki/PlayStation_2

2 _ http://z11.invisionfree.com/ComunidadePS2/ar/t80.htm

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